28 de mar de 2018

Loção onduladora usar ou não usar?


Olá pessoal, tudo bem?
Nesse último permanente que fiz eu não usei loção onduladora separada, mas o próprio relaxante em contato com a água se torna uma loção onduladora, eu deixo uma quantidade ao enxaguar o relaxante como se fosse um condicionador, é como se passar a mão no fio e se sente que a química ainda está ali, porém bem mais fraca. O que não se deve e deixar muito creme depois do enxague, pois pode deixar as pontas alisadas após retirar os bigudis. E ninguém quer fazer permanente afro pra ficar com as pontinhas do cabelo alisadas, não é mesmo?

Aqui neste link tem as principais postagens sobre o permanente afro CLIQUE AQUI E LEIA

Lógico que pontas alisadas também podem acontecer por excesso de quimica, o cabelo já está tão saturado de química anterior, que mesmo colocando o bigudis, quando a gente desenrola, as pontas não aguentam o peso da água e acabam ficando esticadas novamente. Portanto se você tem química nas pontas do cabelo e mesmo que essa química seja tioglicolato, aconselho não ficar puxando creme relaxante para as pontas. E isso vale para quem vai usar ou não a loção onduladora.

Por exemplo:
Quem tem prática e dispensa a loção onduladora, vai relaxar somente a parte crescida dos cabelos, deixar o tempo indicado e logo após vai enxaguar, e o relaxante vai escorrer para as pontas dos cabelos, esse tanto que escorre já é o suficiente para enrolar as pontas sem deixa-las lisas.

Agora quem deseja usar loção onduladora, é até consideram mais seguro, pois não sabe qual porcentagem de creme deixar nos fios para enrolar os bigudis. É só relaxar os fios(parte crescida virgem, ou todo o cabelo se estiver virgem) deixar o tempo indicado, retirar com bastante água corrente todo o relaxante, enrolar os bigudis e aplicar a loção onduladora, também pode passar a loção onduladora antes de enrolar, mecha por mecha, é claro, não vá aplicar nos cabelos todos de uma vez para depois enrolar.

Agora vem a pergunta que não quer calar: Usar ou não usar a loção onduladora?

Depende. Tem permanentes afros que não tem a loção onduladora no kit. E você tem a escolha de comprar uma de outra marca ou simplesmente não usar, e aplicar como eu mencionei acima, que é deixando uma porcentagem como se fosse um condicionador e enrolar os bigudis.

Quem não tem prática, recomendo usar. Aqui tem  video e postagem de como uso a loção onduladora após relaxar os fios CLIQUE AQUI E ASSISTA

Agora existe algum risco de não querer usar loção onduladora e deixar produto demais ou de menos no fios para enrolar os bigudis? 

Existe risco sim.

O primeiro risco é do cabelo que já usa química e as pontas já estarem muito finas, e deixando creme demais para enrolar, o risco é das pontas ficarem espigadas e lisas. Então se esse é seu problema, melhor usar uma loção onduladora e o relaxante na parte crescida virgem.

O segundo risco é do cabelo já ser quimicado, e você passar o creme relaxante no cabelo todo, como se estivesse processando um cabelo virgem, e ainda ficar puxando para as pontas. Desculpa mas o risco de pontas alisadas é grande.

O terceiro risco é enxaguar demais e não sobrar creme relaxante suficiente para ativar o cacheamento com bigudis.

A loção onduladora para quem não tem muita prática é uma boa opção nesse casos.

A loção onduladora tem química? Posso usar sem relaxar os fios?

Sim, ela tem química. Vou mostrar a composição de uma famosinha popular pra vocês verem:


Notem na composição a presença do Ammonium Thioglycolate e Ammonium Hydroxide grifados de vermelho. Que são o tioglicolato de amônio e o Hidróxido de amônio.
Pessoal pelo amor dos seus fios, hidróxido de amônio não é compatível com hidróxido de cálcio e nem hidróxido de sódio. Não confundam POR FAVOR.
Já recebi perguntas da mulherada que desistiu do beleza natural e está há 3 meses sem passar super relaxante, perguntando se podem usar a loção onduladora para enrolar os fios. CLARO QUE NÃO! São produtos incompatíveis.

A loção onduladora só funciona sem o relaxante quando os fios são finos e tendem a ser mais lisos, tipo um cabelo ondulado do tipo 2 não há necessidade de relaxamentos, aliás não há necessidade de nada, cabelos ondulados naturais são lindos, mesmo assim tem pessoas que desejam mais definição. Então cometem o erro de relaxar os fios antes e com isso acabam alisando os fios e indo por um caminho sem volta, pois a loção onduladora e nem os bigudis será capaz de devolver o cacho do fio.

A loção onduladora sozinha primeiramente foi concebida para ser usada em cabelos tipo 2 e quase lisos. Pode funcionar também em cabelos do tipo 3A/B/C até o 4A dando um visual mais black. Porém sinceramente não vejo necessidade, mas isso é a minha opinião, que fique claro aqui. Cada um faz o que acha melhor para os seus cabelos.

Um cabelo tipo 4B/C que faz permanente afro, necessita sim de um relaxamento pois a diferença entre a raiz crescida e o fio processado é evidente, e apenas a loção onduladora não será capaz de desestruturar esse fio para prepará-lo para o cacho. E se por acaso conseguir fazer um cacho mais black, ele não vai durar, pois apesar da loção onduladora ter uma porcentagem de química, ela não é suficiente para relaxar esse tipo de estrutura 4B/C.

Infelizmente existem ainda muitas meninas desavisadas achando que a loção onduladora não tem química e acabam confundindo como um creme normal para pentear, como se fosse uma loção ativadora de cachos. Cuidado, ela não é um creme comum para definir. TEM QUÍMICA E SIM PODE QUEBRAR O FIO. NUNCA DISPENSE O TESTE DE MECHAS.

Trajetória

Quem me acompanha sabe que não sou mais natural, que voltei a fazer permanente afro em casa e estou muito satisfeita com os resultados, mas não me arrependo em nada de ter feito o bigchop, foi uma descoberta de mim mesma, conhecer meu cabelo foi muito bom, isso aconteceu em 2016. Vou deixar links no final desta postagem para quem chegou agora aqui no Blog da Preta. Embora existam outros Blogs da Preta por ai, o meu existe desde 14/04/2011, fico surpresa em ver como publicaram outros blogs com o mesmo nome, rsrsrs.

 Quem não acompanhou a trajetória do meu cabelo natural, vou deixar alguns links abaixo, inclusive tem até video. Fiz também aqui no blog uma página só para isso.

Transição capilar eis questão
http://www.blogdapreta.com/2016/08/transicao-capilar-eis-questaodesabafos.html

Oficialmente em Transição capilar
http://www.blogdapreta.com/2016/08/oficialmente-em-transicao-capilar.html

O dificil dilema do Bigchop
http://www.blogdapreta.com/2016/08/o-dificil-dilema-do-big-chop.html

Meu Bigchop(grande corte) após 4 meses de transição capilar
http://www.blogdapreta.com/2016/09/meu-big-chop-apos-4-meses-de-transicao.html

Scap hair eu vivo essa realidade
http://www.blogdapreta.com/2016/09/scab-hair-eu-vivo-essa-realidade-apos-o.html

A expecitativa do cabelo natural
http://www.blogdapreta.com/2016/11/desabafos-expectativa-do-cabelo-natural.html

Meu Cabelo natural 4B/C
http://www.blogdapreta.com/2017/05/meu-cabelo-natural-4bc-e-meus-desabafos.html

Meu Cabelo Natural 4B/C (Parte 2)
http://www.blogdapreta.com/2017/05/meu-cabelo-natural-parte-2-relatos-reais.html

Pensando em voltar para a química
http://www.blogdapreta.com/2017/11/pensando-em-voltar-para-quimica-e-meu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados. Se fez uma pergunta, volte para ler sua resposta
Seu comentário é muito importante!! Então peço que deixe seu nome/url
(identifique-se)

******Atenção críticas construtivas serão aceitas, mas comentários ofensivos serão deletados. O Blog da Preta respeita o leitor, portanto respeite a autora.*******
O art. 5° da constituição federal diz:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...